segunda-feira, 22 de abril de 2013

Zafferano Cucina Italiana

Na semana passada, fui convidada (junto com outros blogueiros de gastronomia de Salvador) por Eduardo Zafferano, proprietário do Restaurante Zafferano, para conhecer alguns risottos presentes nas “Quartas do Risotto Zafferano”. Eu amei o convite, pois já acompanhava o restaurante pela página do facebook e já tinha comentado com meu noivo para escolhermos uma data para conhecer o local. Minha curiosidade ficou ainda maior ao saber das indicações do restaurante pela Revista Veja Comer e Beber na categoria Restaurante Italiano 2011/2012/2013.

O Zafferano fica localizado no Centro Médico Christian Bernard, na Cidade Jardim, o acesso é super fácil. Há estacionamento no local. O horário de funcionamento é de segunda das 11:30 às 15h, terça à quinta das 11:30h às 15h e das 19h à 0h, sexta e Sábado das 11:30h às 15h e das 19h à 01h e Domingo das 11:30h às 16h.
Cheguei ao local com minha irmã pouco antes do horário combinado, fomos recebidas por Eduardo, que é bastante comunicativo e foi super simpático, contou a história do restaurante e apresentou os cardápios. Fiquei impressionada que a primeira ideia para o restaurante em 2005 era apenas a venda de comida italiana congelada, e que pouco antes da inauguração os planos dos irmãos Eduardo (que a partir de 2007 administra exclusivamente o restaurante) e Maria Elisa mudaram para a montagem de um restaurante italiano, que iniciou com apenas 14 lugares e hoje comporta 58 clientes. São três ambientes, duas áreas internas climatizadas e uma área externa.
Ambiente

O restaurante possui um menu executivo para almoço, que consta com 12 pratos fixos e 10 pratos que mudam a cada dia da semana (saladas, massas, carnes, frango e peixe); e o menu tradicional, com antepastos, saladas, massas, risottos, carnes, peixes e sobremesas. A cozinha é comandada pelo Chef italiano Massimo Cremonini, extremamente competente, que já trabalhou no “La Lupa” e”Boteco Lupetta” e que já escreveu sua história no restaurante, levou mais requinte ao cardápio e iniciou a fabricação de massas e pães artesanais, além de pratos italianos e mediterrâneos.
Cardápio

Entre os pratos em destaque: Fettuccine com Gamberi, Tournedos al vino di Porto, Salmone al Cartoccio, Parppadelle Mare e Monte....A carta de vinhos é composta por 48 rótulos nacionais e internacionais.
A ideia para as “Quartas do Risotto” surgiu através de pedidos dos clientes do restaurante para que fosse feito um festival de risotos. O “Festival” terá duração de 6 semanas, mas dependendo da aceitação da clientela, poderá ser prorrogado. São 14 opções de risottos, com sabores incríveis, entres sabores inovadores e clássicos.  O restaurante oferece qualquer risotto por R$38,00. 
Menu Quartas do Risotto

Menu Quartas do Risotto

Para acompanhar o “festival” também são oferecidos 4 vinhos com 20% de desconto (parceria com a Casa Malbec), mas não foram esses vinhos que degustamos nessa noite. Degustamos o vinho Tencito Messieri Marche Bianco, achei delicioso!
Tencito Messieri Marche Bianco

Polpetta com Pães Artesanais, o pão fabricado na casa é delicioso, a polpetta (almôndega com molho de tomate) é saborosa e o molho é encorpado, bommmmmmmmmm
Polpetta com Pães Artesanais

Polpetta com Pão Artesanal e Queijo Ralado

Bruschetta Toscana (lingüiça toscana e Queijo Stracchino), o sabor é bem marcante, a bruschetta é crocante, lingüiça é temperada com erva doce e o queijo stracchino complementa o sabor! Amei!
Bruschetta Toscana

Risotto di Salsiccia e Stracchino (risoto com linguiça toscana e queijo stracchino), cremoso, com o sabor leve. Gostei muito, mas achei ainda melhor com a bruschetta!
Risotto di Salsiccia e Stracchino

Risotto di Agnello al Profumo di Erbe (risoto com cordeiro, alecrim, sálvia e tomilho), esse risotto me surpreendeu, pois eu não sou fã de cordeiro e gostei, o cordeiro tem o sabor leve e as ervas dão um toque especial.
Risotto di Agnello al Profumo di Erbe

Para harmonizar com esse risoto, vinho Tencito Messieri Marche Rosso. O vinho é bem saboroso. A escolha foi ótima!
Tencito Messieri Marche Rosso

Tencito Messieri Marche Rosso

Risotto al Profumo di Bosco (risoto com cogumelos shitake, shimeji, funghi porcini e cogumelo de Paris), delíciaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!! Eu queria outro desse agora! Quando experimentamos esse risotto, os comentários que surgiram da mesa toda foram: Delicioso! Maravilhoso! Perfeito! É o melhor de todos!
Risotto al Profumo di Bosco

Risotto al Profumo di Bosco

Risotto alla Bolognese (risoto com molho bolonhês), apesar de ser bom, este ficou no final da minha lista de preferidos, achei o sabor mais simples. Segundo o chef esse risoto tem “gosto de casa” e lembra os pratos que comia em sua infância.
Risotto alla Bolognese

Risotto di Pera e Gorgonzola (risoto de pera com queijo gorgonzola), gostei, apesar do gorgonzola esse é um risoto suave, a pera equilibrou o sabor forte do gorgonzola, mas o sabor maravilhoso desse queijo continua presente!
Risotto di Pera e Gorgonzola

Risotto di Pera e Gorgonzola

Risotto di Polpo (risoto de polvo), adorei! Esse risotto é bem cremoso, pedaços fartos de polvo e é extremamente saboroso,um dos meus preferidos!
Risotto di Polpo

Risotto di Polpo

Fazendo uma pequena pausa fomos apresentados ao Filleto alla Parmeggiana, que foi aprovado, carne macia e molho de tomate delicioso! Essa é uma ótima desculpa para convencer meu noivo a ir ao local, ele ama esse prato.
Filleto alla Parmeggiana

Risotto al Nero de Seppia (risoto com lula e sua tinta preta), esse risotto divide opiniões, masquem gosta de tinta de lula como eu, estava muito bom!
Risotto al Nero de Seppia

Risotto al Nero de Seppia

Risotto di Gamberi e Aspargi (risoto com camarões e aspargos frescos), aprovado, bem saboroso!
Risotto di Gamberi e Aspargi

Para finalizar Risotto di Gamberi, Zucchine e Curry (risoto com camarões, abobrinha e curry), que encantou à todos da mesa. O sabor do curry ficou leve, porém marcante e a combinação com o camarão e abobrinha ficou ótima! Foi eleito como o melhor da noite!
Risotto di Gamberi, Zucchine e Curry

Gostei de todos, repetiria qualquer um deles, principalmente: Risotto al Profumo di Bosco, Risotto di Polpo, Risotto al Nero de Seppia e Risotto di Gamberi, Zucchine e Curry, meus preferidos. 
No final do jantar, o Chef Massimo foi mais uma vez à mesa para conversar com o pessoal, teve até uma salva de palmas para ele. Obrigada pelo convite Eduardo Zafferano e Chef Massimo pelo excelente jantar!
Eduardo Zafferano e Chef Massimo Cremonini

Zafferado $$$
www.zafferano.com.br
End. Rua Leonor Calmon, 256, loja 10, Centro Médico Christian Bernard- Cidade Jardim, Salvador/BA

Tel. 71. 3353-6223

6 comentários:

  1. quero todos Drica!! e Breno adora risoto, hummm ... bj Renatinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, quando você vier aqui vamos agendar uma visita!
      Continue aparecendo!!!
      Bjs

      Excluir
  2. uau! muito bom! mas vocês conseguiram comer tudo o que vinha no prato de tudo o que foi servido? achei muita comida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, os pratos chegavam assim, mas eram dois de cada para a mesa toda, o garçom servia! Mesmo assim foi muita comida, mas tudo delicioso!
      Apareça mais vezes!!!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Dri Dri !!! Tudo estava realmente uma delícia !!! Quando vejo as fotos dávontade de comer tudo novamente !!! O q mais gostei foi o Risotto al Profumo di Bosco !!! Bjokinhas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, gostei de tudo! Adorei o Zafferano, indico à todos!
      Volte sempre!!!
      Bjs

      Excluir