segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Restaurante Veleiro do Yacht Clube da Bahia

Sonho até hoje com o melhor camarão que experimentei na vida “Camarão a San Martin” que comi várias vezes, há alguns anos, no restaurante Veleiro. Eram camarões graúdos, com molho de espinafre com queijos, gratinado. Não gosto de espinafre, mas a combinação era maravilhosa. Mas a última vez que fui, há alguns anos, havia mudado o chef, sei lá... mas destruíram um prato perfeito com a nova versão criada, o camarão estava separado do espinafre (este veio puro).... um horror. Na época, lembro que meu pai sugeriu ao matrie que voltasse a versão anterior para o cardápio. Depois de alguns anos, voltei novamente ao restaurante, com minha irmã e meu pai. Chegamos ansiosos, loucos para pedir o Camarão a San Martin, mas o prato nem consta mais no cardápio. Que arraso!
Veleiro

Decoração do corredor que leva ao Restaurante Veleiro

O restaurante Veleiro fica localizado no Yacht Club Bahia, sobre a Baía de Todos os Santos, a vista é muito linda. O estabelecimento possui estacionamento próprio e serviço de manobrista. O horário de funcionamento é terça à quinta, das 12h às 0h; sexta e Sábado das 12h às 01h; Domingos e feriados, das 12h às 18h. Aceita reservas.
 Vista da Baía de Todos os Santos

Vista da Baía de Todos os Santos

O ambiente é amplo, sofisticado, com luz baixa, as mesas são arrumadas, com toalhas finas, as cadeiras confortáveis. Possui uma adega que comporta 1000 garrafas, com mais de 100 rótulos. Não possui acesso para portadores de necessidades especiais, é algo a ser melhorado, pois o restaurante tem degraus, dificultando a locomoção de cadeirantes. E um restaurante tão conceituado não pode pecar nesse aspecto.
 Ambiente

 Ambiente

 Ambiente

 Ambiente

Ambiente

No cardápio:
Entradas: creme de aspargos (R$22,00), creme de tomates (R$16,00), salada verde (R$26,00), salada tropical (R$35,00), carpaccio de filet mignon/salmão (R$29,00), carpaccio de Haddock (molho de erva doce com mel e amêndoas- R$35,00)
E apenas 17 opções de pratos,dificultando muito a escolha:
Frutos do Mar: camarão asiático (ao molho de shitaki e shimeji agridoce-R$59,00), Camarão Sunflower (com curry, abacaxi e maçã gratinada com queijo cremoso e arroz branco-R$59,00), polvo a lagareiro(em azeite, coentro, brócolis e batatas ao murro-R$78,00), pescada amarela ao molho de uvas verdes (com alcaparras na manteiga e arroz de amêndoas-R$54,00), Linguado ao Limoni (com molho e risoto de limão siciliano-R$65,00), Tranche de robalo ao café de Paris (molho de alho e champignon, com batatas cozidas e brócolis), Bacalhau a Lisboeta (cozido em azeite, alho, pimentão vermelho e amarelo,tomate pelati e creme de copioba-R$78,00),  Bacalhau com natas (gratinado com batatas e creme de leite-R$59,00).
Carnes e Aves: medalhões ao molho de cogumelos frescos (ao molho de shimeji e shitaki com risoto de aspargos-R$46,00), fillet a “Roland” poivre noir (com batatas idaho-R$47,00), filet “Bernaise”(pommes dauphine e vagem verde-R$47,00), peito de frango grelhado (molho de laranja e mel, legumes baby e couscous-R$35,00).
Cardápio

Massas e risotos: Fettuccine “Tutto di Mari” (massa grano duro com polvo, lula,camarão e mexilhões-R$59,00),Penne ao Pommodoro Pelati (massa curta ao molho de tomate italiano, manjericão e mozzarella de búfala-R$35,00), Risotto de polvo gratinado (arroz arbóreo, caldo de polvo e parmesão-R$69,00), Risotto de Camarão (arroz arbóreo, açafrão e limão siciliano-R$59,00).
Sugestão do Chef: Lagosta à Moda do Chef (lagosta grelhada ao molho de manteiga e salsa, purê de aipim e brócolis- individual R$85,00/para 2 pessoas R$119,00)
Sobremesas: torta búlgara/ torta crocante/ torta mousse de limão/ creme de papaya com cassis (R$14,00); frutas da estação/pudim de leite (R$8,00); sorvete (R$7,50) e petit gateau (R$17,00)
O restaurante não tem um menu kids,  e muitas das combinações são exóticas, não considerei nenhum prato adequado para crianças, seria interessante haver no restaurante alguns pratos mais simples, menos elaborados, para o paladar infantil.
Pedimos o couvert (R$), achamos meio pobre, 3 tipos de pães, sendo a diferença: orégano, parmesão salpicados no pão, ou pão puro. Além de um patê de fígado (eca, odeio fígado) e manteiga. Nada de especial (antes tinham cenouras croudité, além de uma maior variedade de pães, baguetes, patês......). Inclusive o maitre comentou que muitos clientes questionam o motivo de não ter mais a baguete e pedem seu retorno ao couvert, mas nada é feito em relação a isso,fomos informados que só mudam algo no cardápio, depois de determinado tempo.
 Couvert

Couvert

Couvert

Depois levaram à mesa um crepe de palmito com cream cheese, que estava simplesmente divino!!!! Normalmente eu não gosto de crepe, mas esse estava com a massa leve, e o recheio estava delicioso. Foi o melhor prato da noite, pena que por ser entrada, não enche barriga (infelizmente).
Crepe de Palmito com Cream Cheese

Crepe de Palmito com Cream Cheese

Depois de muito tempo tentando encontrar algum prato que chamasse atenção, meu pai escolheu Dueto de cordeiro empanado com ervas finas com molho porto e ravioli de mussarela de búfala (R$58,00). Ele achou o prato péssimo. A carne estava sem sabor, o molho que acompanhava não combinou com a carne, o ravióli também era insoso. Mas o pior foi que a carne chegou à mesa mal passada (meu pai só come carne bem passada), logo o maitre percebeu e perguntou o problema, depois de informado, levou o prato. Achamos que iam fazer outro, logo o prato voltou, era o mesmo, já que a parte que ele tinha cortado estava lá. O cordeiro continuou mal passado. Meu pai ficou totalmente insatisfeito,além de ter ficado com raiva, pois mesmo ele tendo reclamado novamente, nada foi feito (não ofereceram outra opção de prato e nem fizeram outro cordeiro para reparar o erro).  Inclusive todos evitavam passar perto de nossa mesa.
Dueto de cordeiro empanado com ervas finas com molho porto e ravioli de mussarela de búfala

Eu e minha irmã passamos pela mesma dificuldade para escolher alguma opção das poucas, no final, pedimos Frutos do Mar Grelhados ao Mediterrâneo: lagostim, polvo, peixe, salmon, mexilhões, camarão, pimentão vermelho e amarelo, tomate cereja e batatas (R$119,00 para duas pessoas),     a apresentação estava bonita. Os frutos do mar estavam muito bem preparados, mas o lagostim deveria estar mais macio. Os acompanhamentos deixam a desejar, considero que pimentão, independente da cor é tempero. Vieram apenas duas batatas, completamente sem sal, e os tomates estavam extremamente doces e com muito líquido,  ao tentar pegar, alguns "espirravam".
Frutos do Mar Grelhados ao Mediterrâneo 

Frutos do Mar Grelhados ao Mediterrâneo 

Eu e minha irmã dividimos um Profiterolis ao creme (R$14,00), doce de origem francesa, com massa de bomba/carolinas (massa pouco açucarada), empilhada, recheada com sorvete de creme e coberta com calda de chocolate. Não nos surpreendeu.
Profiterolis ao Creme

Profiterolis ao Creme

Meu pai tomou um café expresso, acompanhado de um sequilho, apenas normais.
Café expresso

Sentimos falta da pergunta "Estão satisfeitos?", acho que não queriam ouvir um "Não", pois a expressão facial de meu pai, já mostrava que ele tinha odiado o jantar e eu e minha irmã não estávamos empolgadas. O atendimento é bom, os funcionários são educados. Deixamos ao sair, mais uma sugestão para voltar o Camarão ao cardápio (já que o maitre disse que este sempre está se renovando), além de mais opções de pratos (17 é muito pouco). O valor total da conta foi R$282,00, sendo uma média de R$94,00 por pessoa, considerei caro. Caso o jantar tivesse sido o Camarão a San Martin, o investimento tinha sido mais prazeroso.

Restaurante Veleiro do Yacht Clube da Bahia $$$$$
www.yacht.dreamhosters.com/restaurante-veleiro-2
www.icb.com.br
End. Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra- Barra, salvador/BA
Tel. 71. 2105-9131

31 comentários:

  1. Oi Dri Dri !!!!! Sempre gostei de ir ao Veleiro, mas das últimas vezes... uma verdadeira decepção !! Para mim o que tem de melhor lá agora é o Crepe de Palmito com Cream Cheese. Pena que não enche a barriga, né? Concordo com você quando diz que são poucas as opções, já que normalmente quando eu vou aos restaurantes eu fico em dúvida entre os pratos porque eu sempre quero vários e dessa vez eu fiquei em dúvida porque eu não queria nenhum !!! Arrasada !!!!! Meu pai está com raiva de lá até hoje !!! KKKK !!! Bjokinhas !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vixe, já vi que não vou nesse, além de não gostar da cara dos pratos, vc já falou que não é tão bom assim, o crepe fiquei com vontade de experimentar pq adoro crepe, além de tudo é caro.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. O crepe tá com uma cara maravilhosa, faz séculos que não vou nesse restaurante, e depois desse post, não devo voltar lá tão cedo, rsrs.

    Beijinhos, Tita
    www.titabarberino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adriana, eu "copiei" esse camarão San Martin!!!! Fiz umas adaptações na montagem do prato, mas o gosto é bem parecido. Minha família e amigos curtem demais, dizem que é uma das minhas especialidades. Aqui http://santacomida.blogspot.com/2010/02/jantar-bc-n4.html vc pode ver um pouco... as fotos mostram a primeira vez q eu fiz... mas hoje em dia a apresentação do prato está melhor... quando fizer da próxima vez eu te aviso.. hehehe.. Temos que organizar um encontro dos blogueiros de Salvador...
    Bj,
    Felipe
    http://santacomida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Mas Adri, pq vc não foi falar comigo? Da proxima vez vai tá!

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Que restaurante lindo *.*
    beijos
    http://puuroglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. TEM SELINHO PRA VC LA NO BLOG....APROVEITE PARA PARTICIPAR DO SORTEIO BJAOOOO


    http://amandapavao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. deu agua na boca, amiga!

    flor, amei seu bloguinho e já estou super seguindo! pode me seguir também, flor? *-*
    ah, aproveita que tá rolando sorteio novo no blog, amiga!

    http://ofabulosomundodemarcellilessa.blogspot.com/2011/09/novo-sorteio-do-blog.html


    te espero lá, flor!

    ResponderExcluir
  9. Vou ficar um pouco sumida por aqui pois estou me preparando para dois concursos e atolada de encomendas da minha marca craft... mas boa sorte para voce la no sorteio viu! bjbj

    www.mastigandoemsalvador.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai Dri, da última vez que estive lá saí arrasada... Detestei!
    E minha irmã sempre quer ir pra lá e eu fico inventando outro restaurante...rs
    Bjs

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ao ler os pratos fiquei ate com agua na boca, mas que pena que não foi tão bom qto parecia ser...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Mari, dessa vez foi uma decepção mesmo!
    Liu, o crepe é maravilhoso,mas não compensa pelo resto da refeição. Lá na inauguração tinha muita gente, da próxima eu falo.
    Tita, o crepe foi o melhor prato do jantar!
    Felipe,olhei o camarão e está super parecido! Quero a receita!
    Cris,o restaurante é lindo e tem uma vista maravilhosa, mas a qualidade da comida caiu bastante!
    Amanda, obrigada! Adorei o selinho, já está na lateral do blog!
    Marcelli, obrigada! Vou passar lá!
    Catarine, espero ganhar dessa vez!
    Juliana, minha opinião é a mesma que a sua, eu fiquei super decepcionada! Quero o camarão de volta, rsrsrs...
    Estante Seletiva, obrigada! Vou passar no seu blog também!
    Pati Beatriz,eu pensei que o jantar ia ser bom, mas como comentei foi um horror!
    Obrigada pela visita!!! Voltem sempre!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adriana, lendo o seu post, eu imagino a insatisfação pelo ocorrido. Tudo bem que o atendimento foi bom, mas acho que não compensa a falta de qualidade referente a comida. Ainda bem que essa vista ajuda, um pouco. rs
    Olha, eu achei caro, não vou mentir, vez que existe demais opções que possam valer mais a pena, mas é sempre válido passarmos por essas experiênciaas! Ai, eu fiquei com água na boca com o crepe, pois AMO palmito! Já eu, iria adorar a carne, pq adoro mal passada!!! Acho que pecaram feio com relação a trazerem o mesmo prato, os evitarem e sequer perguntarem se estão satisfeito ou se algo mais lhe incomoda. Por mais que eles tenham sido bons profissionais, seria esse mais um motivo para ficarem mais atentos e prestativos. Beijoca

    ResponderExcluir
  14. Hnnnnnnnnnn... fiquei com vontade deste docinho, parece muito bom!!!
    *-*

    Estou seguindo querida, se puder conheça meu blog e siga tbm!!
    ;)
    http://metalmake-up.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii Adrii!
    O Veleiro é muito bom...almoço lá às vezes e adoro a comida. A entrada que mais gosto é a de polvo...hmmmm...dá água na boca!!!!
    Fora a vista que é muiiito linda...de frente pro mar...adorooo!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  16. Raquel,concordo com você. O atendimento não compensou a falta de qualidade da comida. Gostoso mesmo, só o crepe!
    Geny, seja bem vinda!!!! Vou conhecer seu blog!
    D'Allure, nunca experimentei essa entrada. O restaurante me decepcionou. A vista é linda mesmo!!!
    Continuem aparecendo!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Nunca fui nesse restaurante e acho que tão cedo não vou aparecer por lá rsrs.
    A única coisa que me empolgou foi o crepe e a vista.
    bju

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. hummmmmmmmmmmm...a sobremesa é a que mais me enche os olhos! que deliciaaaa! bjaooo

    ResponderExcluir
  19. Realmente, o preço está bem salgadinho... e fico indignada, pois essa da carne mal passada também acontece comigo, e na maioria dos lugares eles nada fazem. Às vezes até fico com medo de questionar e eles fazerem algo com a comida, sei lá... hehehe.
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  20. Arinalva, o crepe também foi a única coisa que me empolgou!
    Thayana, achei a sobremesa boa, mas nada que destacasse!
    Gabi,achei caro comparada à nossa insatisfação com o jantar!
    Voltem sempre, meninas!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Quanto tempo que não vou aí! Jesus!!!

    Beijão
    Mamá
    http://mamahvivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que lugar bacana! adoreiiii :)

    beijão, Letícia
    http://caseieagoraa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Mamah,depois de muitos anos voltei ao local, mas fiquei triste com a qualidade da comida!
    Letícia, o lugar é lindo, mas a comida não corresponde às expectativas!
    Continuem aparecendo!!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Adriana!
    Que pena que não servem mais o prato, fiquei de água na boca só de ler sua descrição...
    Seu blog me parece ser ótimo, vou ler sempre e já tô te seguindo! Tb falo de culinária no meu...
    Um bj,
    Nai.

    http://blogdanaira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Adriana,
    estou seguindo seu blog, amei ^^
    me segue? valeu
    beijinhos
    deboramoraiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Super requintado né Dri? Tudo muito lindo e bem arrumado... que pratos são esses? água na boca total rsrsrss
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Ah, pq nao falou comigo no evento? queria ter te conhecido!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá, Dri. Posso te chamar assim né!!!
    Vim agradecer por sua visitinha nos meus cantinhos e suas palavras super carinhosas. Que bom q vc teve um tempinho de conhecer minha história. Ainda estou na luta, mas agora tá cada dia menor pois estou me susperando cada vez mais graças a Deus.
    Seja sempre bem vinda e estou te seguindo tb
    Bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Naíra, seja bem vinda! O Camarão era realmente delicioso!
    Débora, que bom que gostou! Seja bem vinda!
    Juliana, o restaurante é requintado mesmo, mas os pratos (Frutos do Mar Grelhados ao Mediterrâneo e Dueto de cordeiro empanado com ervas finas com molho porto e ravioli de mussarela de búfala) deixaram a desejar. Ah, tinha muita gente lá, da próxima eu não deixom passar!
    Viviane, claro que pode! Seja bem vinda!
    Continuem aparecendo!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Bem....estive lá há alguns meses e fui no Duo de Cordeito, e estava muito bom mesmo, não tive do que reclamar. Tempero estava suave e a carne macia. O atendimento estava razoável para nível de Salvador, com detalhe que esqueceram um dos pratos da nossa mesa....haha...normal.
    O preço não condiz com a qualidade oferecida, na minha opinião.
    Tenho que discordar de você quanto ao acesso para deficientes. Minha namorada estava com pé torcido e o restaurante ofereceu cadeira de rodas para translado e eles colocaram rampas nas escadas, para que fosse possível o acesso.

    Em frente ao veleiro tem um bacana (na ladeira da Barra mesmo), chamado La Lupa, recomendo. Era tradicional no pelourinho e mudou p este local, que fica no play de um edifício. Requintado, vista maravilhosa e o espaguette a carbonara que comi estava divino.

    ResponderExcluir
  31. Portela, meu pai não teve a mesma sorte que você no Duo de Cordeiro! Concordo que o preço é caro em relação à comida+atendimento. Não conheço esse restaurante La Lupa, quando tiver oportunidade vou fazer uma visita! Obrigada pela dica!
    Continue aparecendo!
    Bjs

    ResponderExcluir