quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva: Campanha Plágio Não!


Esse post é para divulgar a campanha... “PLÁGIO NÃO”. O dia 05 de setembro é o dia da blogagem coletiva dos food bloggers do Brasil contra o plágio! Muitos blogueiros já passaram pela situação de descobrirem, através de terceiros, que suas postagens ou imagens tinham sido plagiadas em outros blogs ou meios de comunicação. Esse assunto preocupa muitos blogueiros, é absurdo e que acontece cada vez com mais frequência. Os food bloggers estão unidos nessa campanha.
Selo criado por Túlio Souza (Blog Macho Gourmet)

As pessoas, quando lêem uma postagem em um blog podem achar que ela foi feita rapidamente. Aos que pensam assim, afirmo que dá bastante trabalho e é cansativo, porém bastante satisfatório! No caso dos blogs que avaliam restaurantes, há o investimento financeiro nos restaurantes, as fotos durante o almoço ou jantar... Depois vem a parte mais complicada, escrever e descrever os detalhes, o restaurante, o ambiente, os pratos escolhidos, o atendimento, além das opiniões das outras pessoas que estavam à mesa. Texto escrito... ainda não acabou, passar as fotos para o computador, escolher as melhores fotos, editar  e colocar marca d’água nas mesmas, para outra pessoa não se apropriar das imagens, colocar a legenda. Organizar tudo, revisar o texto para ver se algo precisa ser mudado.... é muita coisa mesmo! Nos blogs de receita, a preparação para a postagem é praticamente a mesma, trocando apenas a visita ao restaurante por fazer a receita, mas exige tempo e dedicação da mesma maneira. Esses blogs são mais plagiados, mas nenhum blogueiro está livre disso!
Eu, por exemplo, já encontrei no Facebook uma foto de meu blog, fazendo propaganda do item do cardápio de um estabelecimento, e sem os créditos. Minha irmã comentou comigo que parecia a foto de meu blog, quando ampliei a imagem, lá estava a marca d’água Batalha Gourmet. Comentei na foto “Foto do Blog Batalha Gourmet”, o estabelecimento confirmou, mas já vi a mesma foto outras vezes. Ma já vi situações bem piores em outros blogs, a que mais recordo é a receita de um bolo de cenoura que ficou circulando em alguns blogs, de tão boa que era. O grupo Blogs de Gastronomia do Facebook denunciou várias vezes esse plágio.
Não é justo que depois de tanto trabalho, empenho, dedicação e tempo investido, uma pessoa apareça, copie e publique a sua postagem como se fosse de autoria dela, sem ter trabalho algum, sem dar os devidos créditos ao verdadeiro autor. Isso é crime!
O ideal é que caso alguém veja o conteúdo desse ou de qualquer outro blog que acompanhe, reproduzido em alguma página sem ser a do autor e sem os créditos, avisar ao autor do blog que tem a postagem oficial, ele então decide como entrar em contato com o plagiador para resolver essa questão.
Obrigada pela atenção de todos! 

3 comentários:

  1. Já li sobre várias situações de plágio, é muito chato mesmo. E se ter um blog já dá trabalho imagina um como o seu que é todo detalhadinho.!!! Eu já imaginava isso e admiro vcs pela paciência! Outro dia montei uma barquinha de sushis em um restaurante que ficou uma obra de arte....rsrsrsrsrs...não podia deixar passar...fotografei, mas morri de vergonha. Lembrei de vc na mesma hora!!!

    Beijossss e parabéns por toda dedicação!!!
    Rachel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rachel! Fiquei curiosa com essa barquinha de sushi!
      Volte sempre!!!
      Bjs

      Excluir
  2. K-fé, que bom que gostou do blog!
    Continue aparecendo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir